Quem somos

CEPAME (Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo) reúne, desde 1992, professores e estudantes de História da Filosofia da Antiguidade Tardia, de Filosofia Patrística e de Filosofia Medieval de diversas universidades paulistas para a realização de seminários e eventos acadêmicos. Conta, atualmente, com 20 participantes, entre professores, pós-doutorandos, pós-graduandos e graduandos. Os trabalhos em curso são sobre Agostinho de Hipona, Severino Boécio, Pedro Abelardo, João de Salisbury, Tomás de Aquino, Sigério de Brabant, Henrique de Gand, João Duns Escoto e Guilherme de Ockham.

As atividades do CEPAME incluem ainda as atividades do Grupo de Estudos de Latim Medieval (GELM) e do Grupo de Estudos de Paleografia Latina (GEPAL).

Presidente honorário: Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (UNICAMP / PUC-SP)
Presidente: Carlos Eduardo de Oliveira (USP) carloliveira@usp.br
Secretária: Cristiane N. A. Ayoub (UFABC) cristianena@uol.com.br 

Conselho Acadêmico:
Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (UNICAMP / PUC-SP), Carlos Eduardo de Oliveira (USP), Cristiane Negreiros Abbud Ayoub (UFABC), Fátima Évora (UNICAMP), Francisco Benjamin de Souza Netto (UNICAMP / São Bento), Franklin Leopoldo e Silva (USP), José Carlos Estêvão (USP), Lorenzo Mammì (USP), Moacyr Novaes (USP), Pelayo Moreno Palacios (CEA).

GELM (Grupo de Estudos de Latim Medieval):
O GELM reúne professores e estudantes de Filosofia Medieval no trabalho de tradução técnica de textos latinos que se preocupa não só com a correção da tradução, mas com sua tradição conceitual e com a consequente formação de vocabulário filosófico em língua portuguesa. Atualmente, o GELM se dedica à tradução das Oitenta e quatro questões diversas de Agostinho de Hipona.

Coordenação: Lorenzo Mammì (USP).
Secretaria: Julia Maia e Julia Molinari (mestrandas/USP).

GEPAL (Grupo de Estudos de Paleografia Latina):
A partir dos seminários de Paleografia Latina, 
promovidos pelo CEPAME nos anos de 2012 e 2015 e dirigidos pela Profa. Greti Dinkova-Bruun, especialista em Paleografia Latina, membro do Pontifical Institute of Mediaeval Studies (PIMS) de Toronto com o status de Associate Professor do Centre for Medieval Studies da Universidade de Toronto, Canadá, teve início em 2013 um novo grupo de estudos dedicado à paleografia latina.

Coordenação: Gustavo Vilhena de Paiva (doutorando/USP).

GT Anpof:
A maioria dos participantes do CEPAME integra também o Grupo de Trabalho História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), do qual fazem parte professores da UFABC, UFBA, UFLA, UFMG, UFPR, UFRGS, UFRJ, UFSCar, UnB, UNICAMP, USP e da Universidad de Buenos Aires. Os trabalhos do GT têm sido publicados em revistas como Analytica (UFRJ), Cadernos de história e filosofia da ciência (UNICAMP), Discurso (USP), Dois pontos (UFSCar / UFPR), Kriterion (UFMG), Philósophos (UFG), entre outras. Em 2009, deu início à publicação da revista eletrônica Translatio. Caderno de Resenhas do GT.

Coleção Filosofia Medieval:
Publicada pela Paulus, a Coleção Filosofia Medieval é coordenada pelos professores Cristiane Negreiros Abbud Ayoub,
Carlos Eduardo de Oliveira, José Carlos Estêvão e Moacyr Novaes. Os seguintes volumes já foram publicados:

  • Tomás de Aquino, A unidade do intelecto, contra os averroístas. 2016.
  • Etienne Gilson, O ser e a essência. 2016.
  • José Carlos Estêvão, Abelardo e Heloísa. 2015 (com Discurso Editorial).
  • Carlos Eduardo de Oliveira, Entre a Filosofia e a Teologia: os futuros contingentes e a predestinação divina segundo Guilherme de Ockham. 2014.
  • Henri-Dominique Gardeil, Iniciação à filosofia de são Tomás de Aquino: Introdução, Lógica, Cosmologia, vol. 1. 2013.
  • Henri-Dominique Gardeil, Iniciação à filosofia de são Tomás de Aquino: Psicologia, Metafísica, vol. 2. 2013.

Também pela Paulus:

  • Cristiane Negreiros Abbud Ayoub, IIluminação trinitária em santo Agostinho. 2011.
  • Moacyr Ayres Novaes Filho, A razão em exercício: estudos sobre a filosofia de Agostinho. 2009 (com Discurso Editorial).
  • Étienne Gilson, Introdução ao estudo de santo Agostinho. 2006 (com Discurso Editorial).